Dicas da AQUA sobre economia de energia

Apesar de ser uma das fontes mais limpas e renováveis de energia, as hidroelétricas causam grandes impactos ambientes, causando interferências no clima, vegetação, fauna, flora e recursos minerais.

Economizar energia é uma das melhores formas para contribuir para a saúde do planeta e reduzir gastos, além de diminuir o impacto sobre a natureza.  No Brasil, onde as hidroelétricas são uma das principais fontes de abastecimento energético do país, um dos meios adotados para a redução de consumo e amenização do desperdício é a adoção do horário de verão.

Apesar de alguns especialistas e pesquisadores da área acreditarem que não surte efeito real, na realidade, a verdade é que algumas regiões do país, como: sul, sudeste e centro-oeste, uma hora a mais de luz natural gera uma economia de 5% de eletricidade, conforme o ONS (Operador Nacional do Sistema).

Todos nós também podemos fazer nossa parte e economizar energia, basta seguir alguns passos simples, de fácil aplicação que te ajudarão a economizar de forma saudável para o seu bolso e para o nosso planeta.

 

Dicas da AQUA para economizar:

  • Evite luzes deixar acesas quando não estiver ninguém em um cômodo.

Essa dica parece simples, mas pode fazer uma grande diferença no seu orçamente se colocada em prática.

  • Evite acender as luzes durante o dia, aproveite a luz natural.

Pinte teto e paredes de branco e use piso com tons mais claros, eles refletem melhor a luz e reduzem a necessidade de acender as lâmpadas durante o dia.

  • Troque as lâmpadas da sua casa por lâmpadas fluorescentes.

Apesar de serem mais caras que as incandescentes, as florescentes possuem um melhor custo-benefício, já que consomem menos eletricidade e duram mais.

  • Evite os banhos demorados!

Você já pode ter ouvido essa dica antes, mas é muito importante! Uma vez que chuveiros consomem muito energia, contudo, o alerta não vale apenas para os chuveiros, mas também a temperatura. Quando o clima estiver quente, coloque a chave na posição “verão”, para que o consumo seja menor.

Alerta: Jamais alterne a chave de posição com o chuveiro ligado, pois poderá levar um choque ou queimar a resistência. Aliás, não utilize chuveiros com resistências danificadas.
  • O uso do ar-condicionado.

Ao comprar um aparelho de ar-condicionado, opte por aqueles com selo Procel de Economia de Energia e escolha um aparelho adequado para o ambiente em que será instalado, e evite o resfriamento excessivo, regulando sempre que possível o termostato.

  • A geladeira!

Se estiver pensando em trocar ou comprar, opte por uma como o selo Procel de Economia de Energia, assim como no ar-condicionado.

No caso desse eletrodoméstico, você deve estar atento também a borracha da porta, se ela não estiver fechando corretamente, além do desperdiço de energia, isso prejudicará o armazenamento dos alimentos. Se for fazer uma longa viagem, o ideal é esvaziá-la e desligá-la.

  • A máquina de lavar

Assim como os dois eletrodomésticos anteriores, opte por modelos com o selo Procel de Economia de Energia. Máquinas de lavar consomem muita eletricidade, sobretudo, aquelas com a função lava e seca, por isso o ideal é utilizá-las em sua capacidade máxima e não exagerar na quantidade de sabão, evitando assim a necessidade de um enxágue extra.

  • Conscientize as crianças

Crianças são grandes aliadas na hora da economia, se bem instruídas, elas já cresceram sabendo o quão importante é evitar o desperdício de energia.

Ensine-as a desligar a televisão, videogames, computadores e outros equipamentos eletrônicos quando não estiverem mais usando, a apagarem as luzes quando saírem de um cômodo.

Quer aprender mais sobre como economizar? Então não perca hoje a palestra comunitária no Auditório da ACICAN, traga uma conta de luz do ano de 2019 e duas lâmpadas usadas para trocar por duas lâmpadas novas de LED. Essa palestra será oferecida graças a parceira entre a AQUA, a ACICAN, ENEL e SINDHORBS.

Não perca essa oportunidade!