AQUA promove o Lançamento do Carnaval Antigo 2019 em Caldas Novas

Dina Sousa
Fotos: Marcelo Palmerston, Dina Sousa

O Lançamento do Carnaval Antigo de Caldas Novas na Praça 4 Rodas foi um sucesso!!

Organizado pela AQUA, na figura de seu presidente Maurício Iles, o projeto foi coordenado por Marcelo Palmerston Lemos, juntamente com um grupo de hoteleiros e comerciantes que se uniram para viabilizar e custear o evento.

Cheio de animação, a folia lembrou muito bem os carnavais antigos com a Banda da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia no trio elétrico, tocando marchinhas e músicas da melhor época que o carnaval brasileiro teve.
Com direito até às desfile de carros antigos da Associação de Antigomobilismo de Caldas Novas e oficina de Máscaras carnavalescas para turistas, oferecimento do Hotel Morada das Aguas.

Resgate de tradições, totalmente familiar e com total segurança, os foliões puderam se divertir durante todo o percurso da saída da Automafacil até a chegada na Praça 4Rodas, onde tendas foram montadas e decoradas com temas do carnaval de época, num clima de cores e alegria.

A decoração temática foi feita por Rosângela Marçal, da Embaixada Pernambuco Bonecos Gigantes de Olinda, que desfilaram durante todo o evento junto com os Papangus.
Elaine Lemos liderou e coordenou um grupo de voluntários que estiveram montando a estrutura e decoração na tenda principal e na Praça 4 Rodas.

A animação e música ficou por conta da Banda Vitrine, liderada por Nestor do Sax e companhia. Foi um show memorável com a melhor música brasileira.

Esse lançamento é somente um ‘esquenta’ para o Carnaval Antigo 2019 que acontecerá durante todo o mês de fevereiro em Caldas Novas, sempre na Praça 4 Rodas.

Sobre o Carnaval Antigo 2019 AQUA

Hotéis Oficiais: Grupo Morada Caldas Novas, Hotel Triângulo, Hotel Morada das Águas, Rio das Pedras Hotel, Hotel CTC – Caldas Termas Clube, Pousada do Ipê, Hotel Santa Clara, Hotel Higa e Hotel Imperador.

Apoios: Hot Park, Prefeitura de Caldas Novas, Prefeitura de Goiânia, Acican Associação Comercial Industrial, CDL Caldas Novas, SINDHORBS, Nestor do Sax Produções, Antigomobilistas de Caldas Novas, Embaixada De Pernambuco Bonecos Gigantes de Olinda – Caldas Novas, GCA – Consultoria e Marketing e Nardo Felipe.

Águas Termais de Caldas Novas

A água é, sem dúvida alguma, um dos recursos mais preciosos do nosso planeta. Cerca de 71% da superfície da terra é composta por água no estado líquido. Apesar dessa imensa quantidade, o planeta dispõe apenas de uma pequena porcentagem desse recurso na forma pura termal.
Venha desfrutar dessa natureza nas Águas Quentes de Goiás.
Hidroterapia
Nossas águas termais, beneficamente radioativas, translúcidas e inodoras, portadoras de sais minerais e gases, provêm de 300 metros de profundidade e chegam à superfície entre 38º e 57ºC. Ingeridas pela manhã, em jejum, na temperatura que brotam das fontes, e/ou usadas para banho, desenvolvem os seguintes efeitos terapêuticos:
• aumento da diurese, eliminação do ácido úrico e dissolução de cálculos renais;
• auxílio no tratamento da asma e bronquite crônica;
• calmante das irritações da pele;
• diminuição da pressão arterial;
• sedativo do sistema nervoso;
• redução da viscosidade do sangue;
• melhora da digestão, combate à acidez gástrica, atuação contra gastrites e prisão de ventre;
• analgésico das afecções reumáticas e nefrites;
• estímulo das glândulas de secreção interna;
• vitalidade sexual;
• baixa da taxa de glicose no sangue;
• antialérgico, desintoxicante e afrodisíaco.

Sabor da Experiência – Da Cana à Mesa, Sebrae apresenta o potencial da cachaça goiana

Sabor da Experiência – Da Cana à mesa
O potencial da cachaça goiana
Workshop realizado em Caldas Novas contou com palestras sobre produção, mercado e comercialização da bebida no Estado

Dina Sousa

Caldas Novas, 18/4/2018 –Caldas Novas recebeu na terça-feira, 17, o Workshop Sabor da Experiência – Da Cana à Mesa. O evento, realizado no Casarão dos Gonzaga, reuniu donos de bares, restaurantes, hotéis, produtores e comerciantes da cadeia da cachaça, governança, Agopcal, e parceiros do Sebrae como Acican, AQUA, Sindhorbs, Senac, UEG, Comtur, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

O objetivo foi apresentar ao mercado local os diferenciais da cachaça goiana, bem como o de provocar um novo olhar sobre a cadeia produtiva da cachaça em Goiás, para melhor promover o seu desenvolvimento e sua comercialização numa região que recebe milhares de turistas por semana.

O workshop abordou a importância da cachaça de alambique de Goiás e contou com palestras sobre produção, mercado e comercialização de cachaça no estado de Goiás; oficina de harmonização dos pratos com cachaça com a chef Emiliana Azambuja; mixologia dos drinks com a cachaça; história da cachaça; a importância da cachaça de alambique na economia de Caldas Novas e finalizou com orquestras de violeiros.

Segundo a analista da Unidade de Atendimento Coletivo e gestora, Vera Lúcia Elias de Oliveira, o evento faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Cachaça de Alambique, desenvolvido pelo Sebrae, que atende cerca de 500 empreendedores, sendo 100 de forma direta e 400 de forma indireta. Em Caldas Novas participaram 8 produtores de cachaça de cidades de Goiás, representados pela Agopcal- Associação Goiana de Produtores de Alambique. Destaque para a Cachaçaria Vale das Águas Quentes que foi recentemente premiada com categoria ouro no Festival de Bruxelas. “Evento muito rico em detalhes, inovação e tecnologia e está dentro das ações do Projeto, onde o Sebrae busca outros espaços, canais de comercialização da cachaça de alambique de Goiás, numa experiência única com oficinas e palestras com profissionais do setor. A expectativa é que os empresários, produtores e comerciantes apreciem essa inovação que o Sebrae desenvolve desde 2015”, disse Vera Lúcia, gestora do Projeto.

A abertura institucional foi feita pelo gerente regional Luís Henrique Rodrigues, que falou da importância desse evento para a cidade de Caldas Novas, para o turismo local e principalmente para os produtores e comerciantes, que através dessa metodologia podem ter acesso à tecnologia inovadora e uma nova visão de negócios com a cachaça. “Caldas Novas tem um grande fluxo de turista e temos que aproveitar e mostrar que a cachaça serve como souvenir do município e isso precisa ser melhor trabalhado, desde a cana com o produtor rural até na mesa. Esse evento é uma experiência que passa por harmonização de pratos e manuseio de drinks com a cachaça goiana, capacitando o empresário para também oferecer essa experiência para o turista”, disse.

O presidente da Agopcal, Luiz Álvares de Campos Filho, falou sobre a história da Cachaça de Alambique em Goiás e José Afonso Maiochi, da Cachaçaria Vale das Águas Quentes e sobre a importância da Cachaça de Alambique na economia turística de Caldas Novas. Glady Duarte, do SED, Secretaria de Desenvolvimento de Goiás complementou ressaltando a cadeia produtiva da cachaça no Estado e sua comercialização.

O workshop também teve a participação da Cheff Emiliana Azambuja, do Saccaria Restaurante, que mostrou o segredo da harmonização dos pratos com cachaça e serviu uma entrada com queijo brie aquecido com geleia de caipirinha, um prato cuscus cerratense com ingredientes típicos goianos e uma sobremesa, todos feitos com cachaça. Fernando Pacheco, do Moony Restaurante mostrou a mixologia dos drinks com a montagem de 6 drinks feitos com cachaça goiana criados especialmente para esse evento, e mostrou o custo, o preço final e o lucro obtido com a cachaça.
O encerramento foi abrilhantado com a exibição da orquestra de violeiros de Caldas Novas,

Informações para a imprensa:
No Sebrae:
Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Ideorama Comunicação em Caldas Novas: Dina Sousa – (64) 99327-4312