Apesar de ser uma das fontes mais limpas e renováveis de energia, as hidroelétricas causam grandes impactos ambientes, causando interferências no clima, vegetação, fauna, flora e recursos minerais.
Economizar energia é uma das melhores formas para contribuir para a saúde do planeta e reduzir gastos, além de diminuir o impacto sobre a natureza. No Brasil, onde as hidroelétricas são uma das principais fontes de abastecimento energético do país, um dos meios adotados para a redução de consumo e amenização do desperdício é a adoção do horário de verão.
Apesar de alguns especialistas e pesquisadores da área acreditarem que não surte efeito real, na realidade, a verdade é que algumas regiões do país, como: sul, sudeste e centro-oeste, uma hora a mais de luz natural gera uma economia de 5% de eletricidade, conforme o ONS (Operador Nacional do Sistema).
Todos nós também podemos fazer nossa parte e economizar energia, basta seguir alguns passos simples, de fácil aplicação que te ajudarão a economizar de forma saudável para o seu bolso e para o nosso planeta.
Dicas da AQUA para economizar:
Evite luzes deixar acesas quando não estiver ninguém em um cômodo.
Essa dica parece simples, mas pode fazer uma grande diferença no seu orçamente se colocada em prática.
Evite acender as luzes durante o dia, aproveite a luz natural.
Pinte teto e paredes de branco e use piso com tons mais claros, eles refletem melhor a luz e reduzem a necessidade de acender as lâmpadas durante o dia.
Troque as lâmpadas da sua casa por lâmpadas fluorescentes.
Apesar de serem mais caras que as incandescentes, as florescentes possuem um melhor custo-benefício, já que consomem menos eletricidade e duram mais.
Evite os banhos demorados!
Você já pode ter ouvido essa dica antes, mas é muito importante! Uma vez que chuveiros consomem muito energia, contudo, o alerta não vale apenas para os chuveiros, mas também a temperatura. Quando o clima estiver quente, coloque a chave na posição “verão”, para que o consumo seja menor.
Alerta: Jamais alterne a chave de posição com o chuveiro ligado, pois poderá levar um choque ou queimar a resistência. Aliás, não utilize chuveiros com resistências danificadas.
O uso do ar-condicionado.
Ao comprar um aparelho de ar-condicionado, opte por aqueles com selo Procel de Economia de Energia e escolha um aparelho adequado para o ambiente em que será instalado, e evite o resfriamento excessivo, regulando sempre que possível o termostato.
A geladeira!
Se estiver pensando em trocar ou comprar, opte por uma como o selo Procel de Economia de Energia, assim como no ar-condicionado.
No caso desse eletrodoméstico, você deve estar atento também a borracha da porta, se ela não estiver fechando corretamente, além do desperdiço de energia, isso prejudicará o armazenamento dos alimentos. Se for fazer uma longa viagem, o ideal é esvaziá-la e desligá-la.
A máquina de lavar
Assim como os dois eletrodomésticos anteriores, opte por modelos com o selo Procel de Economia de Energia. Máquinas de lavar consomem muita eletricidade, sobretudo, aquelas com a função lava e seca, por isso o ideal é utilizá-las em sua capacidade máxima e não exagerar na quantidade de sabão, evitando assim a necessidade de um enxágue extra.
Conscientize as crianças
Crianças são grandes aliadas na hora da economia, se bem instruídas, elas já cresceram sabendo o quão importante é evitar o desperdício de energia.
Ensine-as a desligar a televisão, videogames, computadores e outros equipamentos eletrônicos quando não estiverem mais usando, a apagarem as luzes quando saírem de um cômodo.
Quer aprender mais sobre como economizar? Então não perca hoje a palestra comunitária no Auditório da ACICAN, traga uma conta de luz do ano de 2019 e duas lâmpadas usadas para trocar por duas lâmpadas novas de LED. Essa palestra será oferecida graças a parceira entre a AQUA, a ACICAN, ENEL e SINDHORBS.
Não perca essa oportunidade!