Fórum Estadual de Turismo de Goias Região das Águas Quentes

HOJE fomos empossados representantes do Fórum Estadual de Turismo de Goias Região das Águas Quentes , eu , Rosangela Marçal,vice-presidente Delegada da ABIH GO Caldas Novas como representante setor privado e Romero Machado, Secretário Municipal de Turismo de Rio Quente setor público.

A Goiás Turismo reuniu na Fecomércio Goiás várias lideranças públicas e privadas do setor de turismo para reestruturação do Fórum Estadual de Turismo de Goiás formada por 10 regiões turísticas do estado de Goiás.

Agradeço a confiança ao Presidente da Goiastur, Fabrício Amaral
Luciano Guimarães da Goiasturismo e Alexandre Resende da Goiasturismo .
Entre os presentes , Priscila Vilarinho Sebrae Goiás, Fernando Carlos Pereira , Presidente da ABIH GO , Antonio Marçal Presidente da AQUA Associação Regional das Aguas e Presidente do Fórum Regional Turismo Sul de Goiás.

Café com Turismo edição de maio traz palestra sobre Lei da Gorjeta

Evento criado pelo Sebrae é organizado pelos Parceiros para networking e capacitação

Café com Turismo acontece uma vez por mês em Caldas Novas

Com o objetivo de realizar encontros mensais com um café da manhã, networking e palestras direcionadas aos empresários do Trade Turístico da região das Águas Quentes de Goiás.

Dina Sousa

Caldas Novas, 15/05/2018 – Evento criado pelo Sebrae em 2013, o “Café com Turismo” é voltado especificamente para o Trade Turístico de Caldas Novas. Com um formato inovador e que segue as especificações criadas pelo Sebrae, esse evento traz a oportunidade de os empresários se reunirem num café da manhã para trocarem experiências e assistirem palestras técnicas sobre temas voltados ao Turismo, tirando suas dúvidas em relação a novas tecnologias e conceitos de negócios.

Em abril deste ano, a AQUA – Associação Regional das Águas Quentes de Goiás,  organizou o Café com Turismo com o tema  “Metas: quem não sabe o que procura, quando encontra não reconhece”, ministrada pelo especialista em marketing de relacionamento e vendas e coach de vida Meik Andrella. A AQUA, associação criada com o apoio e suporte do Sebrae Tech, tem como missão contribuir para o desenvolvimento empresarial da Região Turística das Águas Quentes de Goiás, por meio de ações de articulação, promoção e comercialização.

Durante o evento, Mauricio Lles, presidente da AQUA apresentou a Associação e falou sobre os projetos e futuros eventos organizados e apoiados pela entidade como o Magia do Natal, o projeto Carnaval Antigo, e sobre o Café com Turismo que será Mensal e continuará tendo o apoio do Sebrae GO.  “O apoio que recebemos do Sebrae é muito importante, pois nos fornece ferramentas necessárias e tecnológicas para melhor atingir nosso objetivo que é o desenvolvimento empresarial da nossa região. Foi graças ao Sebrae que hoje temos a AQUA e pretendemos dar segmento ao trabalho iniciado a 3 anos com o Brandbook e a marca da Região das Águas Quentes de Goiás. Esse apoio é muito importante para nós empresários”, diz Maurício.

Em 15 de maio foi realizado o segundo Café com Turismo do ano, organizado e promovido pelo Sindhorbs, cujo tema da palestra foi “Aspectos Técnicos da Gorjeta de acordo com a Nova Lei Trabalhista”, com a Dra. Juliana Viana, advogada e especialista na área. Voltada especificamente para bares e restaurantes, a palestra foi muito esclarecedora para o segmento que depende diretamente do turismo local.

“A casa é de vocês, do empresário de Caldas Novas. O Sebrae estará sempre de portas abertas para auxiliá-los no que for preciso. Nosso auditório cabem 80 pessoas e nossos gestores e consultores estão à disposição, para trazer informações importantes, qualificação e ferramentas de inovação como o Sebrae Tech, Oficinas e Cursos de Gestão”, diz Luís Henrique Rodrigues, gerente da Regional Sul, que abrange Caldas Novas e outras 23 municípios.

Com a presença de mais de 40 empresários do setor, Willian Akio Mizuno, vice presidente do Sindhorbs ressalta a importância dessa parceria para o Trade Turístico e empresários locais, pois esses encontros são importantes para obter resultados positivos e aumentar o posicionamento das empresas no mercado. “ Agradecemos ao Sebrae o apoio e a presença de todos, principalmente dos nossos parceiros AQUA, ACICAN, Secretaria de Turismo, COMTUR, CDL, Rotary Club e Uniodonto. Continuaremos realizando essas palestras com temas cada vez mais específicos para tirarmos nossas dúvidas em relação aos assuntos de nosso interesse, como a Gorjeta de acordo com a reforma da Nova Lei Trabalhista”, diz Akio.

Os empresários estão cada vez mais participativos desses eventos. Marcelo Palmerston, do Restaurante Morada Bistrô, diz que a palestra foi bem esclarecedora e tirou algumas dúvidas que  eles tinham com relação a gorjetas.

O próximo Café com Turismo tem previsão de acontecer na segunda semana de junho de 2018, dessa vez promovido pela AQUA.

Informações para a imprensa:

No Sebrae:

Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

 

Na Ideorama Comunicação em Caldas Novas: Dina Sousa – (64) 99327-4312


Sebrae GO promove Encontro Estadual de Turismo Religioso

2º Encontro Regional de Reitores de Santuários e de Turismo Religioso do Centro-Oeste aconteceu na Cidade de Goiás
Aconteceu de 14 a 17 de maio, na cidade de Goiás, o 2º Encontro Regional de Santuários do Centro-Oeste Brasileiro e Encontro de Turismo Religioso do estado de Goiás. O evento teve a missa de abertura presidida pelo bispo de Goiás, Dom Eugênio Rixen, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Goiás, com presença de 12 autoridades eclesiásticas do estado e civis.
Promovido e organizado pelo Sebrae GO, com apoio da CNBB, Prefeitura de Goiás, Secretaria de Cultura e Turismo e outras entidades que compõem o trade turistico da região, as palestras e atividades durante se concentraram no Centro Pastoral Diocesano, e as missas, na Catedral Sant’Ana.
Temas interessantes e pertinentes ao cenário do turismo religioso no estado de Goiás foram apresentados e discutidos durante os 4 dias do Encontro. Entre os temas tratados nas palestras estão: História dos Frades OP na cidade de Goiás e sua responsabilidade no Santuário nascente; Caminhos para autonomia pastoral e financeira de um Santuário; A implantação de um Santuário no cenário turístico; A missão dos leigos na vida pastoral dos santuários; O posicionamento de um Santuário no cenário social, político, financeiro, religioso e pastoral de uma cidade, que foi ministrado pelo jornalista especialista em turismo religioso Amadeu Castanho, da revista Viagens da Fé. Os temas foram apresentados por estudiosos renomados, como o Ms. Euzébio Carvalho, mestre em História e professor da Universidade Estadual de Goiás; o padre João Batista, reitor do Santuário Nacional de Aparecida; o reitor da PUC Goiás e o prof. Wolmir Amado.
Andrea Carneiro, gestora e consultora do Sebrae Go ministrou palestra sobre Organização do turismo religioso a partir de um Santuário – case de Trindade. Nessa palestra, Andrea fala que após uma visita técnica que o Sebrae fez com empresários no estado do Tocantins, onde viram a importância de fazer um projeto piloto e escolheram a cidade de Trindade, que tem o Santuário do Divino Pai Eterno. ” Vimos que tínhamos uma governança forte, onde existia uma iniciativa pública de interesse, de empresários em que eles comungavam com a mesma proposta, com o mesmo ideal. E percebemos que poderíamos realizar um trabalho lá, onde a gente pudesse caminhar juntos. Às vezes pensamos no destino que recebe o maior fluxo de turistas, como Caldas Novas que é o destino que recebe o maior fluxo de turistas do estado de Goiás e observamos os impactos positivos e negativos disso, se a cidade está crescendo de forma ordenada, se segue uma proposta de desenvolvimento sustentável, onde toda a comunidade está ganhando, onde está se cobrando do turista. É esse o olhar que temos e percebemos que na região de Trindade não se praticava nada disso, o turismo estava incipiente, estava começando, portanto pudemos criar um método de trabalho eficiente onde surgiu o circuito turístico Pegadas do Cerrado”. diz Andrea.
O primeiro Encontro de Reitores foi em Trindade em 2015 onde houve a criação do GT do Turismo Religioso promovido pelo Sebrae e onde foi feito a escolha pela cidade de Goiás para sediar o segundo Encontro de Reitores e o Primeiro Encontro de Turismo Religioso.
 “Estamos muito felizes pela escolha de Goiás para sediar esse evento e com a presença de todos os representantes do estado. Já somos conhecidos pela festa do Fogaréu que acontece na Semana Santa, o FICA , Festival Internacional de Cinema que acontece agora no início de junho e lançamos recentemente o Caminho de Cora. Como destino religioso já estamos ocupando nosso espaço no cenário nacional e esperamos muito dessa parceria com o Sebrae que sempre nos traz novas perspectivas e apoio a nossos projetos”, diz Flavia de Brito Rabelo, secretaria de cultura e turismo de Goiás.
O Padre Daniel Aguirre, reitor do Santuário Na. Sa. da Salete, se Caldas Novas foi muito elogiado por sua palestra sobre A Implantação de um Santuário no cenário turístico. “O santuário diocesano de Na. Sa. da Salete é referência para os outros santuários no trabalho com turistas e fui apresentar como fazemos o atendimento e as frentes que trabalhamos. Nós estamos à 15 anos trabalhando com turistas e agora os outros santuários viram em nosso trabalho uma luz. Somos o único Santuário no Centro Oeste que tem a pastoral do Turismo que visa um pastoreio específico. Dei um enfoque no TBC que é Turismo de Base Comunitário  e nas articulações que devem ser feitas”, diz o Pe. Daniel.
A Regional Sul do Sebrae esteve representada pela secretária de cultura, Gabriela Azeredo; Paula Kelly, empresária e diretora da Acican, Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas e Blandina Sousa, microempresária e relações públicas da AQUA, Associação Regional das Águas Quentes de Goiás.
A missa de encerramento foi presidida ao meio dia pelo frei Elvécio Carrara, reitor do Santuário Nossa Senhora do Rosário e logo depois houve ainda bênção e a inauguração da Fonte Nossa Senhora do Rosário.
O Encontro Estadual de Turismo Religioso foi encerrado após o almoço com uma mesa redonda de debates sobre as dificuldades encontradas pelas cidades sedes dos Santuários em divulgar o turismo religioso em âmbito nacional. A consultora do Sebrae, Wanessa Leal dirigiu o debate e falou sobre a importância da qualificação e união de todos para conseguir uma melhor projeção nacional e ficou escolhido o local para um segundo encontro de trabalho que será dia 21 de agosto, no Santuário Basílica Na. Sa. Do Perpétuo Socorro conhecida como Matriz de Campinas, em Goiânia.